A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) anunciou o cancelamento dos Concursos Públicos para a contratação de 1.100 profissionais no cargo de Agente de Segurança Penitenciária de Classe I.
Vagas:
Originalmente, haviam 1.050 vagas destinadas a homens e 50 vagas para mulheres, com idade mínima de 18 anos e máxima de 74 anos, além do requisito de ensino médio. É importante ressaltar que algumas vagas estavam reservadas para candidatos que atendessem a critérios específicos estabelecidos nos editais.
Carga horária e remuneração:
Os profissionais contratados teriam direito a uma remuneração de R$ 3.515,72, e a jornada de trabalho seria em regime especial de trabalho policial.
Inscrição:
Os interessados em participar poderiam se inscrever no período de 19 de julho a 18 de agosto de 2023, por meio do site da FGV. O prazo de inscrição encerrava às 16h do último dia, e era necessário efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 73,57.
Seleção:
Durante o processo de inscrição, o candidato deveria escolher um dos seguintes municípios para realizar a prova objetiva: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba ou Taubaté. Os concursos também incluíam outras etapas, como teste de condicionamento físico, avaliação psicológica e verificação de idoneidade, conduta ilibada na vida pública e privada, e investigação social.
Vigência:
De acordo com os editais, os concursos teriam validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação no Diário Oficial do Estado. A Secretaria da Administração Penitenciária poderia prorrogar o prazo por mais dois anos, a seu critério, sem a possibilidade de qualquer ação posterior.